Brasileiros que viajarem à Europa a trabalho, lazer, ou mesmo para fazer escalas e conexões, terão que possuir um visto eletrônico, que deve ser exigido visto eletrônico para brasileiros em 2021.
Esse visto eletrônico para brasileiros em 2021 se chama ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem, em português), e será exigido para entrada no chamado espaço Schengen, que é composto de 26 países e 3 microestados: Alemanha, Grécia, Noruega, Áustria, Hungria, Polônia, Bélgica, Holanda, Portugal, Islândia, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Eslovênia, Letônia, Suíça, Espanha, Liechtenstein, Eslováquia, Malta, Suécia, Estônia, Lituânia, Mônaco, Finlândia, Luxemburgo, San Marino, França e Vaticano.
O ETIAS é similar ao eTA (Canadá), ESTA (Americano) entre outros. É uma modalidade de visto, uma autorização eletrônica de viagem.
O que é necessário para solicitar o ETIAS?
Para realizar o cadastro no sistema ETIAS e solicitar a autorização de viagem, o viajante preencherá um formulário online com seus dados pessoais e também um pequeno questionário sobre questões de segurança e de saúde. Como documento necessário para a solicitação, será exigido apenas um passaporte válido.
Também será necessário realizar o pagamento de uma taxa que custará aproximadamente 7 euros, mas pessoas menores de 18 e acima de 70 anos não precisarão pagar.
Após aprovado, O ETIAS terá validade máxima de três anos ou até a validade do passaporte do turista, o que acontecer primeiro. Após o vencimento será necessário realizar uma nova solicitação.
Países da América Latina que precisarão do ETIAS
- Argentina
- El Salvador
- Panamá
- Brasil
- Guatemala
- Paraguai
- Chile
- Honduras
- Peru
- Colômbia
- México
- Uruguai
- Costa Rica
- Nicarágua
- Venezuela
Importante!
O ETIAS não garante a entrada no país, o agente de imigração ainda poderá negar a entrada de estrangeiros mesmo com o ETIAS em mãos.
Veja também: https://www.vistocompleto.com.br/nao-pude-ou-nao-quis-viajar-devido-a-pandemia/