Visto americano negado, o que fazer?

Os motivos para ter o visto americano negado geralmente são: preenchimento errado do formulário DS-160; falta de documentos (dependendo da situação do solicitante) ou até mesmo falta de conhecimento sobre o processo, além da temida entrevista e o nervosismo.

De fato, qualquer um está sujeito a isso, mas na maioria das vezes há como reverter a situação.

Visto americano recusado?
Visto americano recusado?

O que normalmente ocorre?

Frequentemente, o motivo da recusa é pela seção 214 (b), onde diz que não houveram provas suficientes para caracterizar seu vínculo com o Brasil. Isso pode significar que o cônsul acredita na sua intenção de não retornar ao Brasil, ou não reconheceu que você tenha condições financeiras para ir aos EUA agora.

Por isso, o mais recomendado efetuar a compra das passagens aéreas e reserva em hotéis após confirmação do visto. Isso ajudará a evitar transtornos e prejuízos. 

Com a negação pela seção 214 (b), você vai precisar realizar todo o processo novamente. Desde o preenchimento do formulário DS-160 até sua entrevista no Consulado, inclusive pagar a taxa para a emissão do visto, de $160 (cento e sessenta dólares).

Após quanto tempo posso fazer a solicitação novamente?

As embaixadas e consulados têm o hábito de orientar um intervalo de 6 meses para que o requerente faça uma nova tentativa de solicitar o documento. Isso porque esse é o prazo estimado pelas instituições para que o interessado consiga alterar sua situação ou perfil para a conquista do visto. 

Mas se você não tem em vista nenhuma grande mudança na sua vida, como por exemplo se casar, comprar uma casa ou uma promoção no emprego, esse tempo não é necessário. Você já pode iniciar o processo novamente partir do dia posterior ao da negação do visto. Dessa vez, prestando mais atenção aos detalhes.

Como evitar que meu visto seja negado

Carimbos de viagens
Carimbos de viagens

Uma dica muito importante é ter total atenção aos dados preenchidos no formulário DS-160. Tome muito cuidado para não cometer erros no preenchimento e também para, na entrevista, não dar respostas divergentes do que preencheu no formulário.

Na entrevista mantenha a calma, responda objetivamente tudo o que for perguntado e apresente os documentos que forem pedidos.

Tenha em mãos os documentos solicitados, ou seja, leve tudo que possa demonstrar seu vínculo com o Brasil: declaração de imposto de renda, extrato bancário, matrícula escolar, carteira de trabalho, certidão de casamento, e tudo mais que possa demonstrar esse vínculo.

Muito importe!

Então, se você já teve o visto negado e está fazendo outra solicitação, nunca altere seu perfil, a não ser que aquele ponto realmente tenha mudado e você tenha como comprovar. Para evitar ter outro visto americano negado.

Portanto, se na primeira tentativa você informou que ganhava um determinado valor, não altere estas informações. Pois quando você for fazer a nova solicitação o agente vai verificar que as informações não conferem com as anteriormente enviadas, ele pode pensar que você está mentindo, acarretando em uma nova negação.

Veja algumas orientações do próprio consulado: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/perguntas-frequentes-sobre-vistos/

Veja também: https://www.vistocompleto.com.br/passo-a-passo-para-solicitar-o-visto-americano-de-turismo/