Visto para Estudar nos Estados Unidos

Muitos brasileiros têm o sonho de estudar em um outro país, e os Estados Unidos é um dos países mais procurados para realizar esse desejo, por isso vamos falar sobre o visto para estudar nos Estados Unidos.

Com o objetivo de ajudar a tirar dúvidas de tantas pessoas, vamos explicar melhor os tipos de visto para estudante e como funciona esse processo.

Quais os tipos de visto para estudante?

Visto para Estudar nos Estados Unidos
Universidade Americana – Visto de estudante

Como pode ser encontrado site do consulado, existem alguns tipos de vistos de estudante nos Estados Unidos. Destacam-se três tipos:

Visto F-1 – Para quem deseja estudar em uma faculdade ou universidade americana ou estudar inglês em alguma escola ou faculdade credenciada.

Visto J-1 – Se for participar de algum programa de intercâmbio educacional ou cultural.

Visto M-1 – Se for realizar a sua matrícula em um programa profissionalizante ou não acadêmico.

O processo de solicitação

Primeiramente você precisa ter um passaporte com validade de pelo menos 6 meses contando da data da viagem.

Para começar o processo o primeiro passo é entrar em contato com a instituição de ensino onde o solicitante pretende estudar. Caso seja aceito, a instituição enviará para um formulário chamado I-20. Esse formulário é obrigatório no seu processo de solicitação do visto de estudante.

Assim que recebê-lo, já se pode dar entrada no processo e requerer o Visto Americano de Estudante.

O requerente precisará preencher o formulário DS-160, que na verdade é necessário para solicitação de qualquer tipo de visto para os EUA. Falamos um pouco melhor sobre esse formulário em um post anterior.

Além disso é preciso fazer o cadastro no site do consulado para pagar as taxas e fazer os agendamentos, comparecer ao CASV para foto e coleta de digitais e também participar da entrevista com um Cônsul. Essa parte também é semelhante ao que explicamos anteriormente. Com a diferença que o requerente irá selecionar o tipo de visto de estudante que deseja.

Para o Visto Americano de Estudante, será necessário efetuar o pagamento da taxa MRV (Taxa para solicitação do Visto Americano) que custa US$160 (cento e sessenta dólares) por solicitante, bem como da taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System) cujo valor é de US$200,00 (duzentos dólares) por solicitante. Caso o visto seja negado, o Consulado não reembolsa essas taxas.

Formulário I-20

Como dissemos anteriormente, esse documento é emitido pela instituição de ensino vinculada ao aluno e será enviado para o requerente pela própria instituição. Isso pode ocorrer até 4 semanas depois da sua aprovação.

Confira todos os dados presentes no formulário assim que recebê-lo, principalmente para evitar problemas futuros no caso de haver algum erro.

O Consulado Americano concederá o Visto Americano de Estudante pelo tempo que a instituição de ensino mencionar que dura o curso no I-20 ou por 4 anos, que é o período máximo.

Importante!

É necessário sempre portar o I-20, pois o estudante precisará dele a todo o momento, bem como na imigração ao chegar nos Estados Unidos. E tambem não esqueça do visto para estudar no Estados Unidos.

Além disso, caso a pessoa não cumpra com suas obrigações de aluno enquanto estiver no programa de intercâmbio, como não ir às aulas, por exemplo, a escola pode tomar algumas medidas.

Como resultado, uma delas é cancelar o I-20, isso faz com que o aluno perca o visto de estudante e fique ilegalmente nos Estados Unidos. Em resumo, será obrigado a retornar para o Brasil.