Passaporte Perdido ou Roubado Durante a Viagem

Nesse post vamos orientar a como proceder se você tiver seu passaporte perdido ou roubado durante a sua viagem, ou seja, já fora do Brasil.

Em post anterior já explicamos o que fazer se isso aconteceu ainda no Brasil.

1º Passo – Registrar a Ocorrência

Primeiramente você deve registrar uma ocorrência. Por exemplo, não importa em que país você esteja, você terá que ir à polícia local e oficializar a perda do documento.

Faça isso o mais rápido possível. Sobretudo, caso precise de ajuda com a língua local, peça no hostel ou hotel em que esteja hospedado.

Faça cópias desse registro, pois se for pedido, ele poderá servir como substituto temporário do passaporte.

2º Passo – Ir ao Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima

Chegando lá, apresente a ocorrência que você prestou, juntamente com algum outro documento pessoal (RG, CNH, etc.). Então, a partir daí você terá duas opções:

Uma das opções é solicitar um passaporte de emergência – que terá validade de um ano. No entanto o custo será mais alto do que no Brasil, e fica pronto em alguns dias.

Essa opção serve para caso você queira seguir viagem dentro do país que está, ou para um próximo destino que não exija visto feito ainda no Brasil.

Os vistos que estavam passaporte perdido ou roubado não podem ser recuperados, pois o passaporte vem como novo. Portanto se você tinha viagens programadas para destinos que exigem visto tirados ainda no Brasil, terá que adiá-las.

ARB

A outra opção é para o caso de sua viagem de retorno ao Brasil estar próxima – nesse caso solicite a emissão de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

Esse documento, ao contrário do passaporte de emergência, é gratuito. Ainda assim, a autorização fica pronta em cerca de três dias úteis.

Essa autorização serve para retornar ao Brasil sem o passaporte, porém o voo deve ser direto. Contudo, se seu voo tiver escalas ou conexões, você precisará do passaporte de emergência.

Dicas!

  • Sempre tome cuidado com seus documentos durante a sua viagem, para evitar esses contratempos e dores de cabeça.
  • Use a doleira (aquela pochete fininha que você veste por baixo da roupa). Deixe nela seu passaporte e a maior parte do seu dinheiro.
  • Tenha sempre xerox e foto do seu passaporte, assim você não precisará tirá-lo da doleira quando precisar usar essas informações.

Veja também: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/duvidas/caderneta-recebida-pasta/roubo-extravio-perda