Curitiba pode ganhar um CASV

O estado do Paraná pode ganhar um centro de emissão de visto americano na capital Curitiba. O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Jr, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, solicitaram ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, a permissão para que a cidade possa emitir vistos.

Com o projeto sendo aprovado, Curitiba passará a ter um CASV (Centro de Atendimento ao Solcitante de Visto), o que diminuirá os custos dos solicitantes da região no processo de solcicitação do visto.

“Temos interesse em também conceder essa permissão, melhorando as condições para o cidadão que mora no Paraná. Tanto aqueles que querem ou precisam viajar para os Estados Unidos quanto aqueles que precisam vir para cá”, afirmou o governador.

O embaixador dos Estados Unidos se mostrou solícito ao pleito paranaense e prometeu encaminhá-lo para as autoridades do setor. “Peço que se planejem e pensem na possibilidade de uma parceria para a diminuição de custos, com um ambiente compartilhado por exemplo ou a disponibilidade do serviço em alguns dias da semana. Façam a proposta que me comprometo a encaminhar”, disse Chapman.

Mais informações no site da prefeitura de Curitiba sobre o novo CASV.

Qual parte do processo é feita no CASV?

O Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento à seção consular.

Então, é lá que o solicitante irá no seu primeiro dia de agendamento para tirar a foto do passaporte e onde irão ser coletadas as digitais. Quando for o caso de isenção de entrevista, é no CASV que serão entregues todos os documentos solicitados.

Em quais cidades existem CASVs atualmente?

Hoje existem CASVs em seis cidades: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

O solicitante que não residir em qualquer uma dessas cidades terá que se deslocar para dar sequimento ao requerimento do visto.

Verifique os endereços e telefones das demais unidades clicando aqui.