Entrevista Consular na Solicitação do Visto Americano

O processo de solicitação do visto americano é complexo e cheio de etapas. A que causa mais dúvidas e provoca mais medo nos solicitantes é realmente a entrevista consular na solicitação do visto americano.

Por isso nesse post vamos dar dicas valiosas acerca de como se portar no dia da entrevista e também o que fazer caso ocorram imprevistos e você acabe faltando nesse dia tão importante.

A entrevista é em inglês?

Inglês?
Inglês?

Pra começar, essa é uma das maiores dúvidas das pessoas que estão solicitando seu visto, pois mesmo viajando para os Estados Unidos ninguém é obrigado a falar inglês para fazer essa viagem.

Então não se preocupe, a entrevista é em português! Mesmo que o Consul seja estrangeiro, ele saberá falar português e conduzirá a entrevista na nossa língua-mãe.

Geralmente a entrevista consular na solicitação do visto americano é rápida com duração média de cinco minutos, e as perguntas sempre são curtas e simples. Por exemplo: Qual sua idade? Qual sua renda? Qual sua profissão? Para onde vai? Quem está pagando sua viagem?

Faltei na entrevista, perco a taxa?

Caso falte à entrevista, o requerente não perde a taxa. No mesmo site onde foi feito o agendamento existe a opção “Não compareci à entrevista”, onde você deverá justificar o motivo da falta. Portanto, após essa justificativa já será autorizado o agendamento para que escolha uma nova data.

Sabendo com antecedência que não poderá comparecer naquele dia agendado pode escolher uma nova data, contanto que seja em até 24 horas antes do dia que precisa comparecer à entrevista.

Porém se não tiver uma previsão de nova data pode cancelar e agendar outro dia posteriormente. Você terá um ano a partir do pagamento da Taxa MRV para comparecer à entrevista.

Como se comportar:

Não fique nervoso

Nem precisa falar muito né, aliás, não ficar nervoso vale para qualquer tipo de entrevista.

Dê respostas curtas

Não ficar detalhando quando for responder, se o agente perguntar para onde vai, responda de maneira simples e sem ficar enrolando.

Não faça gestos e nem olhe para os lados

O entrevistador pode pensar que você está nervoso e isso não passa confiança.

Não minta

Pois quando pessoas mentem, elas demostram sinais de nervosismo e se os agentes perceberem, já era. Além disso, você pode correr o risco de ter futuros problemas para conseguir o visto ou entrar nos Estados Unidos.

Mostre os documentos apenas se for solicitado

Se você seguir os quatro passos acima, o agente provavelmente nem te pedirá documentos, e recomendamos mostrar apenas se for solicitado.

Importante!

Com relação à vestimenta, recomendamos ir bem vestido, bem arrumado. Vista a melhor roupa que fica bem em você, mas sem exagerar, aquela que você se sinta confortável.

Veja também: https://www.vistocompleto.com.br/passo-a-passo-para-solicitar-o-visto-americano-de-turismo/

Outras informações: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/ver-todos-os-vistos/visto-de-transito/a-entrevista/