O preenchimento do formulário DS-160 é o primeiro passo na solicitação do visto. Nesse formulário estão contidas todas as informações sobre o requerente, dados da viagem, motivo da viagem e muito mais.
Nesse post vamos abordar os principais erros no preenchimento do formulário DS-160 e dar algumas dicas de como proceder durante essa etapa do processo de solicitação do visto americano.
Como já frisamos aqui no blog várias vezes, o preenchimento correto é de extrema importância nesse processo para se obter a tão sonhada aprovação.
Erros comuns no preenchimento
- Usar sites e aplicativos de tradução – é preciso compreender bem o conteúdo das perguntas, não se pode fazer tradução literal pois muitas vezes o sentido das frazes pode mudar.
- Tutorias na internet – não é seguro confiar plenamente nos que as pessoas dizem nos tutorias, muitos contém erros ou estão desatualizados, e é a sua aprovação que está em jogo.
- Mesmo dominando o inglês ainda há riscos, pois ainda há algumas exigências do consulado nesse preenchimento.
- Errar coisas pequenas por falta de atenção – por exemplo: errar um dígito na data de nascimento, inverter sexo masculino/feminino, errar a grafia de nomes e sobrenomes. Esses pequenos erros resultarão na negação do seu visto.
- Preencher qualquer uma das perguntas de segurança com “sim” – essas perguntas estão na última parte do preenchimento do formulário, responder positivamente qualquer uma dessas acarretará na negação do seu visto.
New York City Manhattan visão aérea
Dicas importantes
- Não tente preencher com pressa, dedique tempo e paciência pois é um questionário bem extenso e detalhista;
- Deve ser preenchido um formulário para cada pessoa que irá viajar, inclusive crianças;
- Ao cadastrar sua pergunta de segurança anote para não perder o processo, bem como o número da sua DS-160 (Application ID), pois esses são dados necessários caso você precise abrir novamente a ficha;
- Revise para ver se contém erros antes de enviar, após o envio não é mais possível corrigir ou alterar o formulário;
- Declare somente coisas que possam ser comprovadas – leve todos os documentos que tiver para fazer essa comprovação na entrevista consular;
- Evite colocar dados desnecessários – responda diretamente o que estiver na pergunta, sem informações extras.
Se houver alguma divergência entre o que você falar na entrevista e o que estiver no formulário, há também uma grande chance do visto ser negado. Então preencha-o com muita atenção.
Para fazer o preenchimento do formulário DS-160 clique no link https://ceac.state.gov/genniv/.
Veja Também: https://www.vistocompleto.com.br/visto-americano-perguntas-mais-frequentes/