EUA facilitam entrada de brasileiros com o ‘Global Entry’

Após 2 anos de testes EUA facilitam a entrada de brasileiros no pais a patir do GE, Ministérios das Relações Exteriores, da Economia e Casa Civil anunciam entrada do Brasil no programa Global Entry dos Estados Unidos. Neste post vamos explicar como isso impacta na vida dos brasileiros que querem tanto entrar no país com mais facilidade.

A medida não substituirá os requisitos de visto, mas permitirá a liberação mais rápida de verificações de passaporte por meio de quiosques automatizados na chegada aos EUA, sem precisar entrar em contato com um agente de imigração. Dessa forma, as filas são evitadas.

Quem é elegível?

O programa é destinado a viajantes que os EUA consideram “confiáveis” e é usado principalmente por executivos e investidores. O objetivo do Global Entry é permitir a entrada de imigração conveniente e automática para cidadãos previamente reconhecidos.

Como devo solicitar o Global Entry?

Após a inscrição, os interessados deverão pagar uma taxa de R$ 100 (dólares) (R$ 530,00 reais) e aguardar os dados da avaliação. Se aprovado, os viajantes serão obrigados a realizar entrevistas pessoais no Brasil com oficiais de imigração dos Estados Unidos. Após concluir todas essas etapas, os turistas brasileiros poderão viajar para o país norte-americano sem passar pelas filas da imigração.

Os interessados ​​devem visitar a plataforma Trusted Traveler Programs em ttp.dhs.gov e se inscrever no Global Entry Program.

Como funciona o progama

O acesso será totalmente automatizado por totens. A pessoa apresenta o passaporte, tem a impressão digital escaneada e preenche a declaração alfandegária. E então o totem emite um recibo que direciona a pessoa diretamente para o local de retirada de bagagem e saída do aeroporto. Lembrando que mesmo assim os viajantes não ficam isentos de um controle aleatório realizado por agentes do governo dos Estados Unidos.

A taxa paga não é reembolsável, e a aprovação do programa pode levar até duas semanas. Se a GE for aprovada, o viajante deverá fazer entrevista na sua chegada aos Estados Unidos. Após autorizada, a adesão será válida por cinco anos.

Veja também: https://www.vistocompleto.com.br/tudo-sobre-a-taxa-consular-de-visto-americano-mrv/
Referência: https://br.usembassy.gov/pt/brasileiros-ja-podem-solicitar-global-entry-sistema-que-agiliza-entrada-nos-eua/