Muita gente se pergunta quais são os pontos positivos ou negativos e situações que podem interferir na aprovação ou negação do tão sonhado visto no processo de solicitação do visto americano.
Nesse post vamos abordar alguns pontos que podem aumentar suas chances de aprovação e outros que podem vir a diminuí-las.
Pontos Positivos
Os pontos positivos são os que ajudam a aumentar suas chances de aprovação. Mas primeiramente é importante lembrar que esses pontos não garantem a sua aprovação. Certamente aumentará suas chances, mas o Consulado não garante visto a ninguém. Então mesmo cumprindo todos os pontos citados, o Consul ainda poderá, por alguma razão, negar o seu visto.
Dentre eles destaca-se:
Possuir uma boa renda – é muito importante ter uma renda compatível com a viagem que você pretende realizar e ainda possa se manter no Brasil no seu dia a dia. Uma opção também é ter alguém que possa custear sua viagem.
Estar no mesmo emprego há mais de um ano – isso mostra que você possui uma estabilidade.
O local escolhido como destino de viagem – alguns destinos mais turísticos possuem maior percentual de aprovação por parte do Consulado Americano.
A data escolhida para a viagem – você deve escolher uma data que se adeque ao seu perfil e à sua vida aqui no Brasil.
Dar o máximo de informações possíveis no formulário DS-160 – o formulário é cansativo e parece não ter fim. Mas tem que ser preenchido corretamente, com paciência e com o máximo de informações possíveis.
Responder corretamente às perguntas que o agente consular fizer na entrevista – por isso é muito importante que as respostas estejam compatíveis com o que está preenchido no formulário DS-160.
Pontos Negativos
Assim como os pontos positivos, não serão esses pontos que definirão que seu visto será negado. Então mesmo que sua situação seja condizente com algum desses pontos, ou até mais de um, seu visto poderá ser aprovado. As chances serão menores, mas pode acontecer.
Não ter emprego ou alguém que custeie sua viagem – mais precisamente, é importante que você tenha como comprovar que pode se manter no lugar que pretende visitar e pela quantidade de dias que pretende ficar.
Não conseguir comprovar vínculos com o Brasil – os vínculos com o Brasil são importantes principalmente para que o agente consular veja que você não tem intenção de permanecer nos Estados Unidos após seu tempo como turista, ilegalmente.
Ficar nervoso durante a entrevista – isso pode aparentar para o Consul que você pode estar escondendo algo. Errar no preenchimento da DS-160, ou responder algo incompatível com o que foi preenchido no formulário.
Veja Também: https://www.vistocompleto.com.br/visto-americano-perguntas-mais-frequentes/
Referência: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/perguntas-frequentes-sobre-vistos/