Se você é autônomo e pretende fazer o processo de solicitação do visto americano, uma boa opção é regularizar sua situação como MEI (Microempreendedor Individual). Além dessa modalidade ter um custo mensal baixo, ajuda no visto americano para quem é MEI, e ainda garante alguns direitos básicos como Auxílio Doença e Aposentadoria.
Umas das coisas mais importantes na solicitação do visto americano é a comprovação de vínculos com o Brasil e ter um CNPJ dá mais credibilidade na hora dessa comprovação. Se possível, guarde todos os comprovantes, como nota fiscais e contratos, e dê preferência a uma conta Pessoa Jurídica (PJ) para movimentar seu dinheiro.
Documentos mais importantes que podem ser utilizados como comprovantes
- Certificado de MEI: Esse certificado contém informações importantes como a data de abertura e a situação atual da microempresa.
- Declaração Anual do Simples Nacional do MEI: É a declaração que todo MEI deve fazer anualmente.
- Extrato de Conta Corrente: Pode ser de pessoa física ou jurídica (ou os dois), pelo menos dos últimos 3 meses quando da entrevista consular.
- Declaração de Imposto de Renda: Para aqueles que declaram, pois nela constam todas as informações de bens no Brasil
Muda alguma coisa no processo de solicitação de visto?
Para solicitar visto americano sendo MEI segue-se o procedimento normal de solicitação de visto americano de turismo (B1/B2).
Em primeiro lugar ter um passaporte válido, com no mínimo 6 meses de validade antes da data prevista para a sua viagem. Depois fazer o preenchimento do formulário DS-160 clique no link https://ceac.state.gov/genniv/.
O próximo passo é realizar o cadastro junto ao Consulado Americano no Brasil (para isso entre no site do Consulado), gerar a taxa consular e, após compensado o pagamento será liberado o agendamento para o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e para a entrevista consular.
Para mais informações sobe o processo, clique aqui.